As
crianças com PC têm muitos problemas, mas nem todos
são relacionados com com as lesões cerebrais.
Citaremos apenas as que mais freqüentemente se manifestam:
Epilepsia:
é comum ocorrerem convulsões ou crises epilépticas,
de maior ou menor intensidade e dentro das mais variadas formas
desta manifestação neurológica, sendo mais
comuns no período pré-escolar, estando associadas
ao prognóstico e à evolução de outros
problemas que atingem um paralisado cerebral.
Deficiência
Mental: com uma ocorrência de aproximadamente 50% dos
casos, tem levado a distorções e preconceitos
acerca dos potenciais destes portadores de deficiência,
devendo-se diferenciar os diversos graus de comprometimento
mental de cada criança, baseando-se em acompanhamento
especializado e evolutivo das mesmas.
Deficiências
Visuais: ocorrem casos de baixa-visão, estrabismos e
erros de refração, que podem ser precocemente
diagnosticados e tratados, com bom prognóstico oftalmológico,
devendo-se intensificar sua diagnose com os novos avanços
em tecnologia e a correção preventiva de danos
com uso de lentes [óculos] ainda nos primeiros anos de
vida.
Dificuldades
de Aprendizagem: as crianças com P.C. podem apresentar
algum tipo de problema de aprendizagem, o que não significa
que elas não possam ou não consigam aprender,
necessitando apenas de recursos aprimorados de Educação
Especial, integração social em Escolas Regulares,
uso de Recursos Tecnológicos, a exemplo do uso de Computadores
e outros aparelhos informatizados para o estímulo e a
busca de meios de comunicação e aprendizagem inovadores
para PC.
Dificuldades
de Fala e Alimentação: devido à lesão
cerebral ocorrida, muitas crianças com P.C. apresentam
problemas de comunicação verbal e dificuldades
para se alimentar, devido ao tônus flutuante dos músculos
da face, o que prejudica a pronúncia das palavras com
movimentos corretos, podendo-se recorrer a tratamentos especializados
e orientação fonoaudiológica, a fim de
minimizar e até resolver alguns destes distúrbios.
E para as crianças que não falam, já contamos
com os comunicadores alternativos e as linguagens através
de símbolos, como o método Bliss, que associados
aos recursos informatizados podem auxiliar, a exemplo dos sintetizadores
de fala, a expressão dos pensamentos e afetos de um paralisado
cerebral.
Outros
problemas: dificuldades auditivas, disartria, déficits
sensoriais, escoliose, contraturas musculares, problemas odontológicos,
salivação incontrolável, etc...: Todos
estes problemas podem surgir associados ou isoladamente na dependência
direta do tipo de PC que a criança apresentar, já
que seus déficits motores afetam sua psicomotricidade
e seu comportamento emocional e social, que podem resultar num
desenvolvimento global atrasado, que muitas vezes ainda é
confundido com capacidade cognitiva pobre, gerando uma imagem
preconceituosa sobre as capacidades e potencialidades para vida
independente e autônoma de portadores de Paralisias Cerebrais.