Google
 

A Importância da Coluna Vertebral

A nossa coluna é formada por vértebras ligadas por articulações semimóveis ou anfiartroses, separadas por discos de cartilagem que desempenham o papel de amortecedores quando andamos, corremos ou saltamos.
A coluna vertebral serve de apoio para as outras partes do esqueleto. Além disso, as vértebras têm um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal, que fica, assim, muito bem protegida.
Como a coluna é feita de vértebras que se articulam, nós podemos realizar movimentos para a frente, para trás, para os lados e até de rotação.
Veja a descrição das várias regiões da coluna vertebral: (acompanhe a figura)

Coluna Vertebral vista de frente e de lado
 
Quando a coluna é vista de frente, ela é reta e quando ela é vista de lado, ela forma duas curvaturas em forma de S. Essa Curvatura dá o equilíbrio nescessário para que o Homem possa ter a postura vertical.
Região cervical: constituídas pelas sete vértebras do pescoço. A primeira vértebra, chamada atlas, se articula com o crânio, possiblitando que ele se movimente.
Região torácica: constituída por doze vértebras que servem de ponto de inserção para as costelas.
Região lombar: constituída por cinco vértebras grandes. Esta região suporta a maior carga.
Região sacrococcigiana: constituída pelo sacro e pelo cóccix. O osso sacro resulta da soldadura de cinco vértebras, servindo de articulação para o osso itálico, que se articula com o fêmur. O osso cóccix é formado pela soldadura das quatro últimas vértebras.
O Que Devemos Saber?
O que é o Esqueleto
Quais são os problemas mais comuns causados pelos ossos.

 

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

 

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.