Google
 

Insuficiência Venosa Crônica

Tenho trinta anos, com 110 quilos, tenho muita falta de circulação, fiz uma flebografia, sofri muito, gostaria de saber se hoje existe outro exame que o paciente não sofra, já que minha flebo diz que não posso operar.
obs: tenho ulcera varicosa, uso meias kendos, a única coisa que fecha a ulcera é a rifocia e iruxol.
ps: minhas pernas tem muitas manchas elas não saem existe uma medicação que possa me ajudar.

N. P.
Caro N.P.
Apesar de muito novo você possui uma alteração séria da circulação dos membros inferiores, a chamada insuficiência venosa crônica. Esta é uma doença que ocorre devido à dificuldade de retorno do sangue. A causa provável é seu excesso de peso, apesar de fatores hereditários e posições com longa permanência dos membros pendentes também serem responsáveis por este tipo de alteração. A úlcera varicosa e as manchas nas pernas são todasdecorrentes da alteração circulatória. As manchas, chamada de dermatiteocre, não somem, pelo contrário, tendem a aumentar, e as úlceras varicosas são recorrentes. A cirurgia só é indicada para casos muito especiais, pois não resolve o problema básico, que é a dificuldade de retorno da sangue, ou seja, não é a cirurgia que vai resolver seu problema e, na maioria dos casos ela é feita por motivos estéticos e em uma fase mais precoce que a sua. Você não precisa fazer exames. Precisa aprender a cuidar muito bem de suas pernas, pois cada machucado, cada infecção, cada úlcera tende a deixar a circulação pior do que está e a tornar a perna permanentemente inchada.Basicamente você deve usar meias de alta compressão ( se as úlceras permitirem ), sempre que puder deixar as pernas em posição mais elevada que o corpo, perder peso, andar diariamente para melhorar a circulação, e cuidar muito bem dos pés e pernas, para evitar micoses, machucados e erisipelas de repetição.
Um abraço,
 
Dra. Sandra R. S. Gasparini - Geriatra e Gereontologa
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.