Google
 
Os números da Terceira idade

Dr. João Roberto D. Azevedo

 

Há uma clara tendência indicando o aumento progressivo da população de idosos nas próximas décadas, considerando-se aqui idoso aquele que tem 65 anos ou mais.

No inicio do século nos Estados Unidos somente 4% da população atingia os 65 anos de vida, sendo que em 1980 observou-se que 12% já atingia essa idade. Acredita-se que 20% da população norte-americana no inicio do próximo século terá idade superior a 65 anos.

Estima-se que até o ano de 2025 ocorrerá um aumento de 30% na população de idosos do primeiro mundo o que representará cerca de 25% da população de adultos. Tais números indicam claramente que haverá um aumento na população de idosos com diminuição da população ativa com relação à população inativa ou de aposentados.

Há 50 anos a expectativa de vida de um brasileiro era de 43 anos. Hoje esta expectativa está em torno de 68 anos, sendo que para o século 21 deverá chegar a 73 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( I.B.G.E. ) nosso país deverá ter a sexta população mais idosa do planeta no ano 2025 com 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 14% de nossa população.

O grande desenvolvimento da Medicina neste século, tanto no que diz respeito ao processo curativo quanto à prevenção de doenças está na base desses números. Evidentemente a prosperidade econômica, e o aprimoramento na alimentação são também fundamentais ao aumento da expectativa de vida.

Outro fator que contribuiu para o envelhecimento da população brasileira é a queda na taxa de fecundidade observada nos últimos 30 anos: na década de 60 o número de filhos por mulher era de 5 e atualmente caiu para 2. Desta maneira a previsão de crescimento demográfico em nossa população não se confirmou estando prevista uma diminuição da população de jovens para os próximos anos.

Dr. João Roberto D. Azevedo
Médico neurocirurgião
Autor do livro "Ficar Jovem Leva Tempo… Um Guia para Viver Melhor". Editora Saraiva. E-mail: jrobert@dialdata.com.br
www.ficarjovemlevatempo.com.br

 

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.