Google
 

Toxoplasmose

É uma doença de distribuição mundial causada por um protozoário toxoplasma Gondii que acomete os animais domésticos, principalmenteo gato e felídeos, que são os únicos hospedeiros definitivos do protozoário; mas também são hospedeiros intermediários.

Outros animais também são hospedeiros da toxoplasmose, como por exemplo os anfíbios, peixes, répteis, aves e mamíferos. O gato infecta-se pela ingestão de um hospedeiro intermediário contaminado peloT. gondii.

SINTOMAS NOS ANIMAIS:

A doença normalmente é assintomática, praticamente em todas asespécies. As manifestações clínicas no animal podem estar associadas à idade muito jovem ou imunossupressão. Os sinais clínicos são deficiência neurológica que depende da localização das lesões para manifestar uma sintomatologia (hiperexcitabilidade, depressão, tremor, peresia, paralisia e convulsão), retinocoroidite, miosite, linfadenopatia, abortamento, moléstia neonatal e podendo ainda manifestar diarréia, pneumonia e estado febril. O dianóstico da toxoplasmose antes da morte do animal pode ser difícil, mas depois da morte é realizado uma biópsia, que dá o diagnóstico definitivo pela presença de cistos nos tecidos.

O diagnóstico também pode ser através do exame de fezes à procura de oocistos de coccídios (mas nem sempre é realizado pois quando ocorre a eliminação de oocistos o gato está sem sintomas). ou por sorologia pela demosntração de título de anticorpos anti-toxoplasma.

SINTOMAS NOS HUMANOS:

Em seres humanos ela pode causar morte fetal, aborto, deficiência neurológicas e visuais.

PROFILAXIA:

Para evitar a contaminação do animal deve-se fornecer a ele carne cozida ou enlatada e higiene do local onde dormem. Quanto ao ser humano, deve-se ter cuidado ao manusear a caixa de areia do gato dando destino adequado às fezes fazendo limpeza e desinfecção diária dessa caixa, lavando as mãos após manusear o animal e a carne crua; não comer carne crua ou mal passada, tomar cuidado com tanque de areia onde as crianças brincam, e se possível cobri-los quando não estiverem em uso(controlar moscas e baratas que podem servir de hospedeiros).

As mulheres grávidas devem tomar medidas sérias para que seja evitado contato com material fecal dos gatos (por exemplo uso de luvas).

Lúcia Helena S. De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.