Google
 

Ceratocone

Sou portadora de ceratocone, não muito avançado, mas o suficiente para me dar uma visão muito distorcida e sem nenhuma nitidez. Já fiz vários exames e na tentativa de impedir o progresso deste, foi colocada lente de contato rígida, mas ao usá-la, a minha visão piora muito devido ao astigmatismo residual (cristalino) que aparece quando uso lente rígida. A melhor visão que tenho é com lentes gelatinosas, que só corrigem a minha miopia, e meus médicos estão me indicando um transplante de córneas. Gostaria de obter maiores informações sobre o ceratocone, e da real necessidade de fazer o transplante. Já tentei também as lentes tóricas, que não resolveram nada. Agradeço se obtiver uma breve resposta, pois esta situação está me angustiando demais.
Obrigada

Ângela

Prezada Ângela:
Hoje em dia existe um exame que chama-se Ceratoscopia Computadorizadada Córnea, e que ajuda a escolher a melhor lente de contato, também colabora na classificação do seu astigmatismo.
O Transplante só e indicado quando a sua acuidade visual com a lente de contato, não lhe permite a exercer suas funções.
Também não e verdade que fazendo o Transplante você fique livre das lentes de contato, pois a cicatrizado da ceratoplastia pode causar algum tipo de astigmatismo.
Grato,

Dr. Leoncio de Souza Queiroz Neto - Oftalmologista - Penido Burnier - Campinas - SP
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.