Google
 

Obesidade

Quais os mecanismos pelos quais os hormônios levam a um baixo metabolismo o que pode causar obesidade?

Anônima

A obesidade é um distúrbio que pode ter múltiplas causas. A maioria dos pacientes obesos não tem qualquer distúrbio hormonal. Acredita-se que têm uma propensão genética para desenvolver obesidade. Alguns genes relacionados à obesidade já foram identificados em animais e mesmo em seres humanos obesos. Possivelmente esses genes fazem com que o gasto calórico para desenvolver atividades habituais e do próprio metabolismo sejam menores do que nos indivíduos magros. Existe também um fator sócio-cultural, que induz grande número de pessoas a ingerir mais alimentos do que os necessários à sua manutenção. Esse excesso é armazenado sob a forma de gorduras. Finalmente existem alguns casos em que a obesidade relaciona-se a distúrbios hormonais. Dentre estes o mais conhecido é o hipotireoidismo. Em nosso organismo temos uma glândula localizada no pescoço, a tireóide, responsável pela produção de dois hormônios, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios são responsáveis pela regulação do metabolismo corpóreo e, quando diminuídos (hipotireoidismo), todo o metabolismo torna-se mais lento.
Com isso há uma economia de energia que é armazenada sob a forma de gorduras. Assim sendo, o indivíduo com hipotireoidismo ganha peso. Caso você ainda tiver dúvidas, é só continuar perguntando.

Dra. Jane Feldman - Endocrinologista - São Paulo - SP
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.