Google
 

Método Anticoncepcional

Dr. ,
Meu nome é Rosana, tenho 24 anos de idade. Tive um filho há dois meses e gostaria de evitar uma nova gestação, por enquanto. Tenho dificuldades em decidir qual é o melhor método anticoncepcional que eu deveria utilizar, estou indecisa entre a "pílula" e o "D.I.U.". Gostaria de saber quais são os Prós e os Contras a respeito deles para que eu possa tomar uma decisão. Sendo só para o momento,
Atenciosamente,

Rosana

 

Prezada Rosana.

Após o parto, a melhor maneira de evitar a gravidez é a amamentação. Durante o aleitamento a maior parte das mulheres não ovulam e, portanto,não engravidam.Se você estiver amamentando e quiser aumentar sua segurança poderá usar um preservativo, ou ainda tomar uma micro-pílula de progesterona. Esta pílula deve ser tomada CONTINUAMENTE, sem intervalos, e é segura somente na amamentação. Caso você não esteja amamentando poderá decidir pelo DIU ou a pílula. Ambos tem vantagens e desvantagens. Se pretende espaçar sua gravidez por mais de dois anos pense no DIU. Seus maiores inconvenientes são:

  1. Preço.
  2. Aumentam o fluxo e cólica menstrual.
  3. Podem causar corrimento.


Se pretende ter um nene em menos de dois anos, a pílula pode ser uma boa opção. Os inconvenientes das modernas pílulas de baixa dosagem são muito poucos. O importante é que você discuta com seu médico todos estes elementos e decida com segurança.

Dr. Sérgio dos Passos Ramos - Especialista em Ginecologia e bstetrícia.
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.