Google
 

Perda de Peso

Caro Doutor(a)
Desde a minha adolescência (hoje tenho 45 anos) passei a ficar de olho no meu peso e sempre que engordava 2 ou 3 quilos, dava uma atenção especial à minha dieta e perdia o excesso de peso. Com isso me mantive sempre em torno dos 55k que, para minha altura (1,67 m) estão OK.
Entretanto, há cerca de 6 meses atrás, depois de duas viagens em que me descuidei da dieta, estava pesando 62 k. Tentei meu método de sempre e não consegui emagrecer.
Pergunto:
1) Estará a dificuldade para emagrecer relacionada à idade? Embora meus hormônios estejam OK, sei que estou em uma faixa etária crítica.
2) Desde fevereiro do ano passado venho tomando um anti-depressivo (Zoloft). Haverá alguma influência na minha dificuldade de emagrecer?
O que pode estar contribuindo para esta situação, nova para mim? E conforme sua opinião, o que poderia ajudar?

Anonima

A dificuldade de perder peso pode estar relacionada a sua idade, independentemente dos níveis de hormônio. Geralmente entre os 30 e 50 anos há uma maior facilidade em ganhar peso e maior dificuldade em perde-lo. Este ganho de peso pode estar relacionado ao uso do antidepressivo, tanto por ação direta do medicamento a nível de mediadores no sistema nervoso central, como pela melhora do apetite por melhora do humor. Sugiro aumentar a freqüência e intensidade de exercícios físicos e só parar com a medicação quando terminar o tratamento
Dra. Sandra R. S. Gasparini - Geriatria e Gerontologia

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.