Google
 

Febre Reumática

Caro Dr. Dúvidas,
Por favor, quais são os principais sintomas da Febre Reumática?
Obrigado,

Marcel

A Febre Reumática é uma doença que pode envolver vários órgãos e/ou sistemas, principalmente o coração, as articulações, a pele e o sistema nervoso central.

O quadro clínico é variável na dependência dos sistemas do organismo acometido.

T. Duckett Jones adotou cinco achados clínicos que chamou de "critérios maiores" para o diagnóstico (modificado pela American Heart Association em1984): cardite, poliartrite, coréia, nódulos subcutâneos e eritemamarginatum.

Explicando o envolvimento dos órgãos ou sistemas:

Coração: manifesta-se pela presença de sopros (não existentes anteriormente), pericardite, aumento do tamanho do coração e insuficiência cardíaca congestiva.

Articulações: pode variar de dor articular (artralgia) a artrite (inflamação da articulação) com vermelhidão, calor local, inchaço e impotência funcional. São acometidos mais freqüentemente os tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. O acometimento articular ganha o termo de poliartrite migratória (sucessão de aparecimento dos sintomas nas juntas referendadas).

Sistema Nervoso: chamada Coréia de Sydenham's caracterizada por rápidos movimentos involuntários mais evidenciados nas extremidades e na face, fraqueza muscular e alteração da fala.

Pele: os nódulos subcutâneos variam de alguns milímetros até cerca de 2 cm sem apresentar sinais inflamatórios. Geralmente aparecem nas superfícies extensoras dos joelhos, tornozelos, punhos, região occiptal e processos espinhosos das vértebras lombares.

O eritema marginatum é uma lesão em forma de máculas ou pápulas avermelhadas variáveis no seu tamanho e que aparecem mais freqüentemente no tronco, extremidades proximais dos membros e face. Possui também a característica de migrar de um lugar a outro.

Outros achados freqüentemente presentes mas não específicos foram designados como "critérios menores" e são eles: artralgia, febre, história pregressa de doença cardíaca reumática ou mesmo febre reumática, e alguns achados laboratoriais e eletrocardiográficos (aumento da velocidade de hemossedimentação sangüínea, aumento do espaço PR no eletro, aumento do número de leucócitos, proteína C reativa, anti-estreptolisina O, anticorpos específicos anti-estreptococos e culturas positivas). O Estreptococo associado a doença é o do grupo A.

A presença de 2 critérios maiores ou 1 maior e 2 menores é altamente sugestiva da presença de Febre Reumática, principalmente se há história prévia de infecção estreptocóccica. Note que para o diagnóstico são mencionados os critérios, mas só um médico poderá através do exame clínico valorizar os achados e concluir o diagnóstico.

Dr. Jorge Magalhães de Souza - ClinicaMedica - Rio de Janeiro - RJ
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.