Google
 

VitaminaC. Quantidade Diária

Gostariade saber qual a necessidade diária de vitamina C, para um adulto. Sei que a vit. C é hidrossolúvel e, portanto, o seu excesso é excretado pela urina. Por que temos então comprimidos de 1 grama de vitamina C se não serão absorvidos na integra? (excetuando-se os comprimidos de ação prolongada).
Desde já agradeço a atenção.
Aguardo retorno,
Atenciosamente
Andréa
As necessidades diáriasde Vitamina C ( Ácido Ascórbico ) para um adulto saudável, seja homem ou mulher, é de 60 mg por dia. Estas aumentam na gravidez e na lactação onde podem ser aumentadas para 70 e 95 mg respectivamente.

A ingestão de grandes quantidades é limitada pela capacidadede absorção intestinal e levam a um pequeno aumento na taxa sangüínea da vitamina, sendo seu excesso no sangue logo eliminado pelos rins.

O aumento no consumo, acima dos valores acima citados, não levam a aumento significativo nos estoques teciduais da vitamina e pode levar a efeitos colaterais indesejáveis como dor ou desconforto abdominal e diarréia osmótica.

Sua deficiência causa o escorbuto que pode ser evitado com simples doses de 10 mg por dia.

Alimentos como tomates, frutas cítricas, morango, acerola, brócolis, vegetais verdes, limão e laranjas contem quantidades significativas da vitamina.

Uso de doses maiores tem sido citadas em alguns trabalhos (cerca de 2 a 3g por dia) que atribuem efeitos benéficos em resfriados e sua prevenção (por leves efeitos anti-histamínicos) assim como no tratamento do câncer (por melhora da resposta imunológica). Os resultados não foram comprovados cientificamente.

Outro caso em que são sugeridas megadoses é nas infecções urinárias de repetição na tentativa de acidificar a urina mas sua eficácia fica difícil de ser avaliada.

Quanto ao valor existente nos comprimidos só os laboratórios podem responder.

Dr. JorgeMagalhães - Clínica Médica - Rio de Janeiro - RJ

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.