Google
 

Paralisia Facial

Em novembro de 1995 sofri uma paralisia facial lado direito e segundo o médico que me examinou, ocorreu em razão de uma infecção no ouvido. Após curar a infecção no ouvido e ter realizado sessões de fisioterapia (massagem e choques na face) ainda fiquei com seqüelas dificuldades em fechar o olho direito e mastigar. As sessões de fisioterapia auxiliaram um pouco, mas a partir de um determinado momento o espasmo muscular da face passou a regredir, motivo pelo qual deixei de faze-la. Me submeti a poucas sessões de acupuntura, aproximadamente 08, mas também não deram resultado. Pergunto: Há algum tratamento que possa auxiliar a resolver este espasmo muscular facial que tanto incomoda ?
Obrigado pela atenção.
Zoraide, 60 anos, 76kg, 1.74m de altura, sangue tipo A positivo,colesterol um pouco acima do normal e demais itens referentes a saúde estão normais.

Zoraide

Existem tratamentos bem atuais sobre o assunto, mas infelizmente as coisas no Brasil são mais lentas. O tratamento com toxina botulínica tem sido usado para alguns espasmos e contraturas, mas não sei se para o seu caso tem indicação. Existem também cirurgias que seccionam o nervo que envia os sinais de contratura, mas as indicações são bem específicas. Procure um neurologista ligado a uma Universidade, pois geralmente são profissionais mais atualizados. Quanto à paralisia, dependendo da lesão, o nervo pode se regenerar com o tempo (muito lentamente). Se a lesão foi muito séria, o dano é permanente.
um abraço,

Dra. Sandra R. S. Gasparini - Geriatra e Gereontologa - Campinas - SP
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.