Google
 

Rompimento de Menisco

Meu nome é Simone, tenho 27 anos, tenho 1,56mts e 58kg. Não pratico nenhum esporte no momento, sou estudante de Psicologia, moro em Taboão da Serra (SP).
Tenho dor nos joelhos há mais ou menos 5 anos (às vezes com pontadas, como a dor de um dente cariado). Fui ao médico nesse período e o mesmo disse que não era nada grave. Em 1995 (novembro) as dores aumentaram muito, o que levou-me ao médico. Esse por sua vez, disse que tinha tendinite crônica e indicou-me fisioterapia (20 sessões): tens, ondas curtas, ultra-som eexercícios. No final de cada sessão sentia meu "joelho fraco", levando-me a dobrá-lo involuntariamente, o que por vezes, me levava a cair.
Consultei outro médico e este diagnosticou "inflamação da plica sinuvial" tendo 90% de chance de cirurgia. Deixei a fisioterapia por aproximadamente 6 meses por puro desânimo. Neste tempo o joelho esquerdo inchou na parte dianteira esquerda porção inferior. Novamente consultei um novo médico e este pediu uma ressonância magnética (RM) que detectou uma lesão no corno posterior do menisco medial do joelho esquerdo. O médico também acha, através da RM, que tenho problema na cartilagem dos dois joelhos, por considerá-la excessivamente grossa, e também diagnosticou a "plica". Como tratamento, orientou uma cirurgia, onde colocaria uma sonda para ver internamente o real problema, posteriormente faria uma raspagem, "limpandoo joelho e cutucaria" o mesmo para ver se sangrava para auxiliar na cicatrização. Todos estes diagnósticos deixaram-me confusa, não sabendo se opto por essa cirurgia e suas posteriores implicações (Haverá recuperação fácil? Haverá necessidade de fisioterapia? Haverá necessidade de repouso por tempo prolongado?), ou se procuro outro diagnóstico e tratamento? Uma vez que nenhum diagnóstico realizado até o momento não coincidiram. Por outro lado, os joelhos continuam doendo dificultando o dia-a-dia e o esquerdo está sempre inchado.
Desde já agradeço sua cordial atenção, meu muito obrigado.

Simone
Cara Simone:
Parece que você tem rompimento do menisco do lado medial do seu joelho esquerdo. Se você está tendo sintomas com inchaço, dor e quedas subtas, eu recomendaria uma artroscopia deste joelho. Dependendo de onde no menisco é o rompimento irá determinar se ele deve ser restaurado ou simplesmente removido. Se o rompimento é no 1/3 periférico do menisco, então uma mulher da sua idade deve tê-lo restaurado. Se não estiver na "zona vermelha" então tudo o que você precisaria fazer é uma meniscectomia. Em relação ao "plica"(?), a maioria dos cirurgiões ortopédicos nos EUA não acreditam que seja a principal razão pela dor no joelho.
Eu recomendaria uma fisioterapia extensiva logo após a cirurgia. Se o menisco for reparado você ficará com este joelho inutilizável por de 6 a 8 semanas. Se for feita uma meniscectomia parcial, você suportará o peso imediatamente. Para o seu joelho direito, eu recomendaria fisioterapia e medicação antiinflamatória. Eu espero que tudo corra bem. Se você tiver maisdúvidas, por favor sinta-se à vontade para entrar em contato comigo novamente.
Sinceramente,

Dr. Alexandre Barbosa de Moura - Ortopedista - Cirurgião de Coluna - Nova York
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.