Google
 

Retocolite Ulcerativa Idiopática

Tenho reto colite ulcerativa. Minha medica indicou tratamento com sulfa. Gostaria de receber mais informações sobre esta doença e sobre os efeitos da sulfa no organismo humano.
Obrigada.

Fernanda

Cara Fernanda
A Retocolite Ulcerativa Idiopática é uma doença inflamatória do colo e reto de causa desconhecida, porem supõe-se que tenha uma causa autoimune, ou seja um problema imunológico que faz com que o organismo ataque seus próprios órgãos e tecidos, tal como ocorre em inúmeras outras doenças, tais como alguns tipos de reumatismo, doenças cardíacas, renais etc.

Existe uma gradação enorme em termos de gravidade da doença, desde casos leves, como parece ser o seu caso, até casos mais avançados que podem até exigir uma cirurgia com a retirada total do colo.

A sulfasalazina tem uma ação antiinflamatória ao se dissociar no próprio colo, um dos componentes dessa dissociação sendo uma substância chamada ácido 5-aminosalicilico que tem uma potente ação sobre a doença, controlando-a.

Os efeitos colaterais mais comuns dessa sulfa em especial é de todas as outras sulfas é a possibilidade de causar uma sensibilização do tipo alergia, obrigando as vezes à suspensão do tratamento e a troca por outro medicamento. Uma anemia discreta também pode ser causada pelas sulfas em geral em tratamentos prolongados.

Você pode saber um pouco mais sobre a doença visitando nossa homepage no site:

http://www.globalnet.com.br/cpedrosa/proctol2.htm.
Se quiser seaprofundar mais e trocar idéias com pacientes, parentes e médicosinteressando na doença há um grupo de discussão (em inglês) chamado: alt.support.crohn-colitis.
Seu provedor da Internet poderá ajuda-la a inscrever-se nessa lista, é muito interessante...
Boa Sorte

Dr.Carlos Eugênio Pedrosa de Souza - Cirurgia Geral e Próctologia
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.