Google
 

Cistos Ovarianos

Gostaria de informações sobre flebite. Tenho 37 anos, há dois anos retirei um mioma do utero, há um ano atrás apareceu um cisto hemorrágico que regrediu com tratamento a base de hormônio (pilula anticocepcional). Há 60 dias atrás surgiu uma dor muito forte na perna esquerda que foi diagnosticada como "flebite mural" tomei antiinflamatorios por cerca de 45 dias mas a dor não regrediu significativamente e o joelho e o tornozelo incham eventualmente.

É normal demorar tanto o quadro regredir?

Minha preocupação é que o ginecologista que me atende suspendeu a administração da pilula até a flebite sarar, mas como disse ainda tenho cistos bem pequenos. O repouso é benéfico nestes casos? Obrigado, H.T.C.M.

Um abraco e aguardo a reposta.
Atenciosamente,

H.T.C.M.


Prezada H.T.C.M.

O tratamento a base de anticoncepcionais orais - pílula - para os pequenos cistos ovarianos é bem conhecido e aceito.
Uma das piores complicações do uso de pílulas é a flebite. Nestes casos é obrigatório a suspensão imediata da mesma e uma análise cuidadosa a respeito de se vale a pena ou não nunca mais usá-la.

Portanto os médicos que a estão tratando estão muito certos. Sua preocupação maior é que os cistos ovarianos voltem. Não se preocupe. Mesmo que eles voltem, geralmente, não tem maior expressão clínica e definitivamente não são perigosos, não se transformam em câncer, e, dificilmente, têm de ser operados.

As indicações cirúrgicas se limitam aos grandes cistos hemorrágicos rotos, ou seja cistos que contem sangue e que deixam cair este sangue dentro do abdómen, ou aos cistos que podem torcer. No entanto estes casos são muito raros.

Em relação a flebite não sou especialista em VASCULAR que é a especialidade médica que trata destes casos. Mas a conduta está correta e o repouso é a melhor maneira de tratá-la. A evolução da flebite é mesmo lenta como está sendo no seu caso.

Dr. Sérgio dos Passos Ramos - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.