Google
 
Alimentação nos Anos 90


Olá, meu nome é Diogo, sou um estudante do segundo grau, moro no Rio de Janeiro e estou fazendo um trabalho sobre "alimentação nos anos 90". Gostaria de pedir endereços brasileiros sobre nutrição, hábitos alimentícios e a cultura da boa forma.
Gostaria ainda de saber a opinião pessoal do senhor a respeito do tipo de alimentação que temos hoje em dia e da substituição dos bons hábitos alimentícios por vitaminas e drogas em frascos.
Conto com a sua ajuda para o meu trabalho e agradeço desde j&aacute!

Diogo

Caro Diogo,

Embora nutrição possa ser definida de várias formas, a que segue é mais usada uma vez que cobre o amplo sentido do termo:

 

    Nutrição é a ciência do alimento, dos nutrientes e outras substâncias afins, sua atuação, interação e balanço em relação à saúde e à enfermidade, e o processo através do qual o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e excreta as substâncias alimentares. Ademais, a nutrição deve estar relacionada com implicações sociais, econômicas, culturais e psicológicas do alimento e da alimentação.

Como você pode ver nutrição é muito mais do que imaginamos. Desde há muitos anos, estudos comprovam a importância que a nutrição adequada tem para a saúde, entretanto, ainda hoje podemos observar os efeitos da inadequação nutricional no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; e, vários tipos de erros alimentares causando toda uma gama de doenças nos adultos e velhos.

Da mesma forma que o conhecimento da relação entre dieta adequada e saúde, descoberta no passado, beneficia os lactentes, crianças e adolescentes de hoje e suas famílias, cada geração deve então receber orientação nutricional.

As modificações dietéticas são também um fator importante na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Ainda existem problemas nutricionais não resolvidos, como a obesidade e a aterosclerose. A dietoterapia é importante no tratamento da diabetes mellitus e de outros distúrbios metabólicos e endócrinos. As enfermidades que afetam o trato gastrointestinal e os rins e alguns erros inatos do metabolismo requerem uma conduta nutricional como parte principal do tratamento.

Apesar das evidências de que certos alimentos e hábitos alimentares comuns podem estar ligados a problemas de saúde tão diversos como doenças do coração, cárie dentária, obesidade e certos tipos de câncer, nós encontramos de forma frequente dificuldades em escolher adequadamente os alimentos.

Muitas pessoas sabem que a boa nutrição pode contribuir para a saúde e o desenvolvimento de lactentes e crianças, e que hábitos alimentares saudáveis deveriam ser firmemente incutidos em adolescentes e jovens adultos. Muitos também estão conscientes de que a boa nutrição é particularmente importante para mulheres grávidas e anciãos. Porém, as escolhas alimentares são influenciadas por muitos fatores complexos, e somos bombardeados com frequência por uma sobrecarga algo confusa - e mesmo conflitante - de informações de livros, jornais, artigos de revistas e principalmente de propagandas.

Como resultado, a necessidade de estudos de forma científica e de orientação nutricional efetiva continuam a ser de primordial importância na proteção e promoção de uma boa saúde.

Como diretrizes nutricional posso indicar-lhe o que segue

  • Coma de forma variada
  • Mantenha o peso ideal
  • Evite comer muita gordura, gordura saturada e colesterol
  • Coma alimentos com teores adequados de fibra e amido
  • Evite comer muito açúcar
  • Evite muito sal
  • Os nutrientes naturais são superiores aos medicamentos
  • Se você consome álcool, faça-o com moderação

Espero ter conseguido ajudá-lo a entender um pouco a mais sobre nutrição, infelizmente não conheço nenhum outro site, exceto o nosso, onde você possa encontrar mais sobre o assunto.

Dr.Paulo César Madi - Clínica Médica - Santo Antônio da Posse

 

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.