Google
 
Periostite

 

Eu queria saber, porque as pessoas que iniciam caminhadas, principalmente pessoas sedentarias e obesas, tendem a terem dores na parte anterior da perna, tendo as algumas pessoas a chamarem isto de "canelite" ou o termo técnico de periostite.

Existe relação com medicações hipertensivas ou anticoncepcionais?

Tenho visto que estas mesmas pessoas quando começam a trotar desaparecem as dores na maioria dos casos. Outra constatação é que não há uma regularidade destas dores, podendo ser numa caminhada leve ou mais forte, ou tempo frio ou quente, não há constância.

Agradeço deste de já a resposta

Victor

Prezado Victor,

Pelo excesso de peso ou pela longa ausência de práticas esportivas tendem a forçar a musculatura tibial anterior ocorrendo dores que na maioria das vezes são de origem muscular. A periostite não é comum nestes casos pois estaria relacionada a processo inflamatório da superfície externa do osso.

O que pode ocorrer e, na dependência do uso ou não de um calçado adequado para a caminhada, são processos inflamatórios das bainhas tendinosas da musculatura já citada ou de outras envolvidas nos movimentos repetitivos que os pés realizam durante a caminhada.

  • Existe relaçao com medicações hipertensivas ou anticoncepcionais?
    Diretamente não. Os anticoncepcionais, por exemplo, possuem para-efeitos como provocar varizes, tromboses venosas e embolia pulmonar que não estariam diretamente ligados à sua pergunta.
  • Tenho visto que estas mesmas pessoas quando começam a trotar desaparecem as dores na maioria dos casos...
    Se os exercícios começam a ser desenvolvidos e, evoluem da caminhada para o trote, já existe uma maior tolerância ao exercício (pelo evoluir do preparo físico, mesmo que de forma gradativa) e a tendência é a melhora das dores musculares como mencionei acima.
  • Outra constatação é que não há uma regularidade destas dores, podendo ser numa caminhada leve ou mais forte, ou tempo frio ou quente, não há constancia.
    Acho que esta questão já foi respondida nos itens anteriores.

    Dr. Jorge Magalhães de Souza - Clínica Médica - Rio de Janeiro - RJ

 

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.