Maria
do Rosário Silva Souza
Algumas dicas e orientações para auxiliar no desenvolvimento
de seu filho...
LEMBRETES
IMPORTANTES...
Demonstro
o que sinto por meu filho quando :
...Ofereço carinho, colo, cafunés... tom suave
de voz... expressão do meu rosto... palavras como "Amo
você", elogios sinceros...aceitando-o como é,
nada de comparações... procurando ser justo...
Como
dar segurança à criança ?
Ofereça-lhe
a mão, o colo, quando sente medo ou está insegura.
Proponha que brinque com outras crianças
e leve-a a lugares diferentes , diga a verdade com tranqüilidade
a respeito do dentista, do médico, da provável
dor...
Não a deixe sentir-se envergonhada
e nem a super - proteja...
Também não ameaça
de "mentirinha..."
Diga não com firmeza, explique
as regrasdo jogo da vida e saiba também dizer sim e permitir...
Trace limites, dosando firmeza e o
cumprimento das regras.
Ensine-a a controlar-se...
Procure dar o exemplo...se coloque
no lugar dela e verbalize o que está sentindo...
Permita e incentive que faça
muitas coisas sózinhas e reforce suas conquistas de independência...
Busque mostrar o que é trabalho,
chamando-a para dividir algumas tarefas com você... Interesse-se
pelo que ela faz...
Procure orientar quanto ao respeito
que se deve ter com cada um e evite ter atitudes preconceituosas
ou discriminatórias...
Converse muito, saiba ouvir, leia para
e com ela, explique, faça perguntas e se precisar, chame-lhe
a atenção...
Ajude-a a sentir orgulho do que faz
e a acreditar em si mesma : "Viu, como você é
capaz ? Você é importante e especial !.."
Assim irá desenvolvendo nela
bons sentimentos em relação a si mesma e aos outros...
Faça do seu aniversário
um grande dia ! O dia mais importante do mundo ! Bolo, velinhas,
bexigas, cartazes, bilhetes, cartões, surpresas escondidas
pela casa...
Olhe nos olhos dela enquanto fala com
ela...
Se ela diz : "Não sei...
não consigo... faça para mim..."
...Responda: "Claro que sabe... Tente outra vez...Faça
como acha que deve ser..." E se policie evitando dizer
: "Não, não é assim !"
A medida que se sente útil,
valorize-a e procure lembrar que em algumas coisas, alguém
pode ser melhor que ela e vice - versa.
Conte até 10 ... até
100, se for preciso...
Não permita que irmãos
mais velhos, chamem o menor de "Burro"
Palavras como "Burro", "Bobo",
"sujo", "desligado", "malvado",
"estúpido", ferem e têm péssimas
conseqüências.
Procure evitar que se sinta culpada
: "Isto não se faz !"... e basta. Sentimentos
de culpa a tornará infeliz.
Não a ameace com o seu afeto
: "Estou triste com você!"...
E agora ... Vamos brincar ?
As crianças precisam saber que estão aprendendo.
"Olha ! Sei fazer !"... "Sei subir rápido
na escada !"... "Sei pular com um pé só
!"... "Veja, a letra do meu nome !"... "Olha,
o 'V' da vovó !"... "Consegui montar o quebra
- cabeça !"
A alegria e a vibração com que grita para nós,
transmite-nos o orgulho da criança e como se sente importante.
Ela tem um sentido de realização e sente-se satisfeita
com seu desenvolvimento.
No
aspecto físico a criança precisa desenvolver a
habilidade motora. Deve saltar, jogar bola, pular, rodar um
pneu velho, balançar, passar por um túnel de caixas
de papelão, manipular uma bola de meia, modelar com massa,
colorir, pintar, desenhar, rasgar papéis, cortar com
tesoura sem ponta, assim ir desenvolvendo também os pequenos
músculos, responsáveis pela coordenação
motora fina.
Aos
três anos, a criança sente que é alguém
e começa a participar de brincadeiras com outras crianças,
o que devemos estimular.
A
maioria das crianças pequenas não gostam de partilhar
suas coisas. Pais sensatos interferem de maneira firme, mas
carinhosa. Elas aprendem a dividir com a ajuda dos pais :
"Sua vez de andar na bicicleta e depois da Daniela..."...
"Gostei muito de ver como vocês brincaram hoje"...
É importante conversar sobre os seus amiguinhos, para
ajudar a criança a compreendê-los e aceitá-los.
A
aceitação do outro a ajudará a sentir-se
e fazer-se aceita mais tarde. Portanto dê a ela oportunidade
de enriquecer suas amizades.
Desde
pequena deve aprender que a dignidade não depende da
qualidade de suas roupas, da cor de sua pele, do dinheiro que
sua família possui ou do tipo de casa que moram.
Este é o segredo para um bom começo de vida feliz
e por certa, mais verdadeira, sem pseudos - valores ou transferências
materiais consu- mistas.
Outros
aspectos que se desenvolvem brincando...
A criança tem necessidade de muitas coisas para desenvolver
suas habilidades, suas atitudes e a compreensão, que
a ajudará quando chegar o momento do ensino formal ou
acadêmico.
Os aspectos que também precisam ser desenvolvidos, além
da psico- motricidade podem ser enumerados da seguinte forma:
- vocabulário,
ampliando a compreensão e o uso de muitas palavras
diferenciação visual, observando semelhanças
e diferenças.
- classificação,
seriação e sequenciação, onde
aprende a pensar, agrupando, criando e descobrindo critérios
e categorias.
- percepção
auditiva e tátil (descriminando sons, ouvindo enquanto
você fala, manipulando objetos).
- Observação
e atenção para desencadear a curiosidade, a
concen- tração e a capacidade de comparar, concluir,
generalizar, estabelecen- do relações.
- interesse
e prazer em descobrir o mundo ao seu redor, conquistando autonomia
e êxito.
E
como estimular e atender estes aspectos importantes no desenvolvimento
da criança ?
O próximo artigo abordará sugestões e brincadeiras
criativas e divertidas !!!
- Maria
do Rosário S. de Souza
- Psicopedagoga
- Campinas /SP
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