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Déficit de Aprendizagem

Dra. Sônia Cristina Carlos Quimas

A criança com amadurecimento intelectual, emocional e físico suficientes para aceitar com naturalidade as importantes modificações da rotina de vida que surgem com a vida escolar, que tenha sido previamente preparada para a socialização extra-familiar e que entre em uma escola com maleabilidade suficiente para atender suas necessidades específicas, deverá se adaptar rapidamente.

A inadaptação geralmente é revelada por queixas do tipo: recusa em ir à escola, agressividade, passividade, desinteresse, instabilidade emocional, comportamento desordeiro, somatizações,...

Quando surgem dificuldades, toda a relação "família-criança-escola" encontra-se alterada. Frente a uma criança específica, em última análise, pode-se dizer que a escolha daquela escola, naquele momento, não foi adequada; a criança é normal; porém, não corresponde às espectativas da família, que escolheu a escola segundo suas espectativas; a criança é normal, mas ainda imatura para a escolarização - a criança não é normal e precisa de uma atenção mais diferenciada!

A inadaptação escolar não resolvida resulta, na maioria dos casos, em insucesso escolar.

A abordagem da criança com mau rendimento escolar incluí:

 

  • os fatores individuais - a criança;
  • os fatores sociais;
  • os fatores institucionais.

A questão social agiria conforme o esquema:

Marginalização social

Carência bio-psíquico-social

Estrutura familiar
inadequada

Evasão escolar Falta de informação ou
recursos comunitários

Baixo rendimento escolar

Ausência de estimulação em
etapa crítica da vida

Estrutura familiar inadequada

Os fatores que envolvem a criança são:

 

  1. Fatores Intelectuais
    - retardos mentais associados ou não a determinadas doenças, particularmente neurológicas;
  2. Distúrbios da Linguagem
    - dislexias, dislalias e alterações na percepção auditiva;
  3. Distúrbios da Motricidade
    - hiperatividade e distúrbios da dominação hemisférica;
  4. Distúrbios Físicos
    - visuais, auditivos, lesões cerebrais, doenças crônicas, inclusive desnutrição;
  5. Distúrbios Emocionais
  6. Atividades Extra-curriculares
    - trabalho e esporte;

Os fatores que envolvem a escola recebem influência do sistema pedagógico brasileiro, que falam na "Teoria do Dom" - onde o fracasso escolar estaria relacionado a ausência de características individuais no bom aproveitamento dos ensinos escolares. A influência desta teoria determinou uma nova forma de realização pedagógica, com a divisão de classes mais ou menos homogêneas; sendo o critério discriminatório, o aprender com facilidade, ou pelo contrário ter dificuldade. Os menos aptos são ainda encaminhados para atendimento psicológico e pedagógico.

Existe também, a "Teoria da Carência Cultural" que nos fala das crianças provenientes de baixas condições sócio-econômicas, apresentando em decorrência de seu ambiente desprivilegiado, deficiência no seu desenvolvimento neuropsicomotor "normal".

A incapacidade de aprendizagem pode ser definida como: "desordem em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos com o entendimento e o uso da linguagem, falada ou escrita, que podem ser manifestados sozinhos numa capacidade deficiente para ouvir, falar, ler ou escrever, soletrar ou fazer cálculos matemáticos" (LEI PÚBLICA 94-142 DE ATOS DE EDUCAÇÃO PARA TODAS AS CRIANÇAS DEFICIENTES - US OFFICE OF EDUCATION, 1977).

CARACTERÍSTICA DAS CRIANÇAS COM INCAPACIDADE DE APRENDIZAGEM:

Problemas Visuais Perceptuais:

 

  • Dificuldade de distinção de vários formatos e tamanhos;
  • Dificuldade de colorir, escrever e recortar;
  • Falta de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
  • Letras e palavras ao contrário.

Problemas de Memória e Atenção:

 

  • Dificuldade de concentração;
  • Não ouve bem;
  • Esquece fácil;
  • Não é capaz de seguir instruções com vários passos.

Deficiência de Linguagem:

 

  • Demora no desenvolvimento da linguagem;
  • Tem dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras certas.

Problemas de Leitura:

 

  • Problema com os sons das palavras;
  • Dificuldade de entender palavras e conceitos;
  • Troca letras por ordem incorreta ou letras erradas.

A criança, com incapacidade de aprendizagem, no início, se relacionará bem com as demais crianças, não é hiperativa e geralmente gosta de escola. Desde o momento em que o jardim de infância enfoca a maior extensão do desenvolvimento social, muito mais do que o aprendizado, a criança com incapacidade de aprendizado poderá dar-se muito bem neste nível escolar.

Uma vez ingressando no primeiro grau, a situação mudará; agora lhe será cobrada a eficiência na leitura. Antes das primeiras férias escolares a c Médica Chefe da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do
Hospital Beneficência Portuguesa - São José do Rio Preto - SP
E-mail:amos@sjp.nutecnet.com.br

 

 
 

 
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