Dra.
Sônia Cristina Carlos Quimas
A
criança com amadurecimento intelectual, emocional e físico
suficientes para aceitar com naturalidade as importantes modificações
da rotina de vida que surgem com a vida escolar, que tenha sido
previamente preparada para a socialização extra-familiar
e que entre em uma escola com maleabilidade suficiente para
atender suas necessidades específicas, deverá
se adaptar rapidamente.
A
inadaptação geralmente é revelada por queixas
do tipo: recusa em ir à escola, agressividade, passividade,
desinteresse, instabilidade emocional, comportamento desordeiro,
somatizações,...
Quando
surgem dificuldades, toda a relação "família-criança-escola"
encontra-se alterada. Frente a uma criança específica,
em última análise, pode-se dizer que a escolha
daquela escola, naquele momento, não foi adequada; a
criança é normal; porém, não corresponde
às espectativas da família, que escolheu a escola
segundo suas espectativas; a criança é normal,
mas ainda imatura para a escolarização - a criança
não é normal e precisa de uma atenção
mais diferenciada!
A
inadaptação escolar não resolvida resulta,
na maioria dos casos, em insucesso escolar.
A
abordagem da criança com mau rendimento escolar incluí:
- os
fatores individuais - a criança;
- os
fatores sociais;
- os
fatores institucionais.
A
questão social agiria conforme o esquema:
Marginalização
social |
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Carência
bio-psíquico-social |
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Estrutura
familiar
inadequada |
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Evasão
escolar |
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Falta
de informação ou
recursos comunitários |
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Baixo
rendimento escolar |
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Ausência
de estimulação em
etapa crítica da vida |
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Estrutura
familiar inadequada |
Os
fatores que envolvem a criança são:
- Fatores
Intelectuais
- -
retardos mentais associados ou não a determinadas
doenças, particularmente neurológicas;
- Distúrbios
da Linguagem
- -
dislexias, dislalias e alterações na percepção
auditiva;
- Distúrbios
da Motricidade
- -
hiperatividade e distúrbios da dominação
hemisférica;
- Distúrbios
Físicos
- -
visuais, auditivos, lesões cerebrais, doenças
crônicas, inclusive desnutrição;
- Distúrbios
Emocionais
- Atividades
Extra-curriculares
- -
trabalho e esporte;
Os
fatores que envolvem a escola recebem influência do sistema
pedagógico brasileiro, que falam na "Teoria do Dom"
- onde o fracasso escolar estaria relacionado
a ausência de características individuais no bom
aproveitamento dos ensinos escolares. A influência desta
teoria determinou uma nova forma de realização
pedagógica, com a divisão de classes mais ou menos
homogêneas; sendo o critério discriminatório,
o aprender com facilidade, ou pelo contrário ter dificuldade.
Os menos aptos são ainda encaminhados para atendimento
psicológico e pedagógico.
Existe
também, a "Teoria da Carência Cultural"
que nos fala das crianças provenientes de baixas condições
sócio-econômicas, apresentando em decorrência
de seu ambiente desprivilegiado, deficiência no seu desenvolvimento
neuropsicomotor "normal".
A
incapacidade de aprendizagem pode ser definida como: "desordem
em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos com
o entendimento e o uso da linguagem, falada ou escrita, que
podem ser manifestados sozinhos numa capacidade deficiente para
ouvir, falar, ler ou escrever, soletrar ou fazer cálculos
matemáticos" (LEI PÚBLICA 94-142 DE ATOS
DE EDUCAÇÃO PARA TODAS AS CRIANÇAS DEFICIENTES
- US OFFICE OF EDUCATION, 1977).
CARACTERÍSTICA
DAS CRIANÇAS COM INCAPACIDADE DE APRENDIZAGEM:
Problemas
Visuais Perceptuais:
- Dificuldade
de distinção de vários formatos e tamanhos;
- Dificuldade
de colorir, escrever e recortar;
- Falta
de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita
e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
- Letras
e palavras ao contrário.
Problemas
de Memória e Atenção:
- Dificuldade
de concentração;
- Não
ouve bem;
- Esquece
fácil;
- Não
é capaz de seguir instruções com vários
passos.
Deficiência
de Linguagem:
- Demora
no desenvolvimento da linguagem;
- Tem
dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras
certas.
Problemas
de Leitura:
- Problema
com os sons das palavras;
- Dificuldade
de entender palavras e conceitos;
- Troca
letras por ordem incorreta ou letras erradas.
A
criança, com incapacidade de aprendizagem, no início,
se relacionará bem com as demais crianças, não
é hiperativa e geralmente gosta de escola. Desde o momento
em que o jardim de infância enfoca a maior extensão
do desenvolvimento social, muito mais do que o aprendizado,
a criança com incapacidade de aprendizado poderá
dar-se muito bem neste nível escolar.
Uma
vez ingressando no primeiro grau, a situação mudará;
agora lhe será cobrada a eficiência na leitura.
Antes das primeiras férias escolares a c Médica
Chefe da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do
Hospital Beneficência Portuguesa - São José
do Rio Preto - SP
E-mail:amos@sjp.nutecnet.com.br