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Deveríamos
iniciar nossa discussão tentando entender um pouco a
respeito de que é SER CRIANÇA.
Será
que ela é um adulto em miniatura? Será que ela
é um ser fraco e incompleto que necessita da constante
atuação do adulto para se desenvolver? Será
que todas as crianças são iguais?
Pois
é, a maneira como concebemos o que é ser criança
está diretamente relacionada à nossa visão
frente a função da pré-escola.
Mas,
afinal, qual é o verdadeiro papel da pré-escola?
Será
que a criança pré-escolar não precisa que
se faça mais nada com ela além de cuidarmos do
seu conforto, bem-estar, atos de boa conduta social, alimentação,
higiene e deixá-la a mercê da brincadeira?
Brincar
é ótimo. Realmente a criança está
na escola para brincar...mas, para APRENDER BRINCANDO!!!
Brincar
de amarelinha? Sim! Por que? Para que? Qual é o objetivo
disso? O significado? Tem um objetivo educacional ou é
apenas um mero passatempo?
Assim,
a pré-escola tem uma função pedagógica,
parte de um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos
infantis como ponto de partida. Conhece a criança, o
que é "ser Criança" e tem conhecimento
do desenvolvimento infantil. Suas atividades tem um objetivo-significado
concreto hoje para a vida da criança e que, simultaneamente,
asseguram a aquisição de novos conhecimentos posteriores.
A
pré-escola tem como objetivo primordial atender as necessidades
psicossociais da criança, criar condições
adequadas para o seu desenvolvimento global - estimular a criatividade,
a autonomia, a cooperação e a criticidade - considerando,
para isto, a história de vida de cada um, suas experiências
e sua individualidade.
Dos
0 aos 6 anos é a fase em que acontece todo o desenvolvimento
do ser humano e, dependendo da forma como essa criança
for estimulada nesta fase, isto acarretará conseqüências
positivas ou negativas no futuro.
Com
base neste aspectos, postula-se que a pré-escola tem
um fim em si mesma. Parte das necessidades e interesses da criança
garantindo, assim, um desenvolvimento harmônico em todos
os aspectos.
Ao
acreditarmos que a inteligência se constrói frente
a uma constante interação entre o sujeito e o
meio, vemos que a criança pode beneficiar-se enormemente
quando tem a possibilidade de viver em um ambiente educacional
que lhe ofereça a oportunidade de agir com liberdade
e espontaneidade, bem como manipular materiais adequados. Assim,
ela poderá estabelecer relações com as
pessoas, com os objetos... enfim, com o mundo!!!
Cristina
Felipe Corsini
CRP 06/4118-0
Psicologa Clínica Infantil, Psicopedagoga, mestrado
em Psicologia Escolar-Puccamp. Desenvolve trabalho como Psicóloga
Escolar em pré-escola e junto à professores
de 1ª a 4ª série do 1º grau da rede
municipal de Ensino em Campinas, SP.