Existem quatro dentes do siso: dois superiores, um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. O nascimento destes dentes ocorrem normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a nascerem. Nem todo mundo possui os dentes do siso, algumas pessoas possuem os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, as vezes um ou nenhum.
Quando o dente do siso não nasce, ou é, por falta de espaço na arcada dentária, ou ainda pela posição horizontal do dente, o que dificulta seu nascimento. Se o dente ficar dentro do osso sem posição para nascer e não for retirado poderá produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).
Quando ocorre do dente do siso nascer parcialmente, ou é, por falta de espaço na arcada, ou é, pela posição horizontal do dente também. Esse quadro pode provocar gengivite, que é inflamação da gengiva, abscessos na região, irritação do local, dor e edema.
Existem duas correntes, onde a primeira diz que, se houver espaço suficiente para o nascimento do dente do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mundança de posição do dente), não haverá problemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos, ou mesmo só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o próprio apinhamento de dentes.
Quando a gengiva do dente do siso que está nascendo, inflama, deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar uma higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas para resolver o problema o paciente tem que procurar um Cirurgião Dentista.
Enfim a extração do dente do siso será indicada na ausência de espaço para o seu nascimento, no posicionamento horizontal do dente, nos quadros de dor quando se inicia o nascimento e este não se completa, ou seja, há nascimento parcial do dente do siso. O ideal é fazer vizitas ao Dentista, radiografando o dente e fazendo uma radiografia panorâmica, numa visão mais abrangente, completando o exame radiográfico.
Dra. Aline Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru/SP